Praga - Besouro - Systena tenuis
Desfolham as plantas, principalmente em plantas recém-transplantadas. Podem causar atraso no desenvolvimento por reduzir a área de fotossíntese ou ainda a morte das plantas.
Continuar lendo...
As lagartas atacam as folhas, destruindo o limbo foliar. Quando jovens raspando-as as folhas ocasionando pequenas manchas claras; à medida que crescem, destroem completamente as folhas, podendo danificar até as hastes mais finas. Redução da produtividade.
Continuar lendo...
Os adultos alimentam-se das ramas e raízes tuberosas, fazendo pequenas escarificações (cicatrizes). As larvas começam a roer a casca das ramas ou raízes para perfurá-las e fazer galerias. Essas galerias vão se aprofundando nos tecidos e aumentando de diâmetro à medida que as larvas vão se desenvolvendo. Os danos provocados pelas larvas e insetos adultos provocam o atraso no desenvolvimento e morte prematura da planta.
Continuar lendo...
Extraem grande quantidade de seiva deixando as plantas debilitadas. Em ataques severos pode provocar a morte da planta. Favorecem o desenvolvimento de fumagina, o que dificulta a respiração e a fotossíntese das plantas. Frutos com pouca qualidade e dificilmente comercializáveis.
Continuar lendo...
Perfuram os tecidos da planta, onde formam manchas marrons ou enegrecidas. Queda prematura dos frutos e flores. Frutos deformados. Manchas nos grãos e sementes atrofiadas. Injetam toxinas que causam o chochamento dos grãos. Com o furo nas vagens, favorece a instalação de bactérias e fungos que reduzem a qualidade das sementes. Redução da produtividade da planta.
Continuar lendo...