Olá! Queremos saber mais sobre você! Complete seu cadastro :)
As larvas abrem galerias nos ramos (pontos de crescimento), de onde saem exudações de coloração amarela ou marrom. Nessa secreção podem desenvolver diversos microorganismos oportunistas ocasionando murcha e morte dos ponteiros. O crescimento da planta é retardado devido aos danos causados pelas larvas nos brotos. Pode causar nanismo nas plantas. Frutos atacados podem não amadurecer e ficarem murchos, ou ainda cair prematuramente.
Este ácaro é responsável pela transmissão da leprose do citros, plantas atacadas pelo ácaro, geralmente, apresentam sintomas da doença.
Causam o bronzeamento, manchas negras e, consequentemente, a redução do crescimento e densenvolvimento da planta. Em ataques severos pode ocorrer a queda das folhas.
Suga a seiva dos ramos e afetam o desenvolvimento da planta. Devido à liberação de uma substância açucarada, favorece o desenvolvimento da fumagina.
Encarquilhamento das folhas e deformação dos brotos, provocando um atraso no desenvolvimento da planta.
Ataca folhas, caule/ramos, flores, frutos. Provoca seca das cápsulas florais e queda de botões florais/ frutos novos. Se os frutos novos não caírem podem ficar deformados. Em frutos maiores o ataque da praga causa murcha e os deixam enrugados.
A cochonilha vermelha ataca e provoca danos na planta inteira. Além de provocar o amarelecimento e queda das folhas, pode promover a queda dos frutos e a morte dos ramos. Desta forma, infestações severas podem reduzir de forma significativa a produção.
Pode ocasionar manchas claras em folhas e vagens. Causa desfolha, murcha e morte de folhas. Além disso também causa manchas escuras e rachaduras em frutos.
Esta praga afeta diversas espécies de frutíferas. A fêmea, primeiramente, faz um pequeno furo no fruto e coloca seus ovos. Pós o nascimento das larvas, ocorre a destruição da polpa. Além disso, os ferimentos provocados pelo inseto acabam favorescendo a entrada de fungos e bactérias.
Podem ocasionar redução na fertilidade e peso de grãos, e acarretar falhas nas espigas. Nos frutos causam sintoma de broca e podem destruir mudas, ocasionar buracos na nervura central e orifícios nas extremidades de flores.