Olá! Queremos saber mais sobre você! Complete seu cadastro :)
Danos provocados principalmente em brotações novas devido sua alimentação através da sucção de seiva das plantas. Forma galhas foliares. Enrolamento nas bordas das folhas tornando-se de coloração amarelas ou avermelhadas e pode levar à queda das folhas.
Pode ocorrer a presença de colônias de ninfas no interior das partes da folha enroladas, e cobertas por secreção cerosa entre gotículas de substância açucarada e esbranquiçada.
As formigas provocam cortes das folhas e pode provocar a desfolha completa da planta em pouco tempo.
Os adultos fazem a postura nos frutos. As larvas penetram no fruto e alimentam-se do seu interior, podendo destruí-lo completamente. Além da destruição de tecidos dos frutos, o ataque da praga causa perda da qualidade e menor tempo de prateleira.
A praga ao se alimentar, injeta toxinas nas plantas causando má formação das folhas e frutos, crescimento apical encarquilhado, seca e queda das flores. Pode ocorrer a presença de fumagina.
A lagarta provoca grande desfolhamento devido ao número de indivíduos que pode ocorrer por planta (chegando a 150), e ao tamanho avantajado das lagartas que chegam a atingir 12 cm.
Insetos são encontrados na face inferior das folhas. Devido a alimentação do tripes, as folhas apresentam manchas amarelas e cloróticas que se tornam marrons posteriormente. Ataque severo pode provocar queda das folhas. Pode atacar frutos no ínicio do desenvolvimento, deixando os murchos, secos e com as amêndoas reduzidas.
Plantas atacadas não desenvolvem-se adequadamente devido a grande sucção seiva pela praga. As folhas podem apresentar enfezamento, murcha e deformação. A secreção liberada pelas cochonilhas durante a alimentação favorece o aparecimento de fumagina que ao cobrir as folhas, diminui a taxa fotossintética.
Extraem grande quantidade de seiva deixando as plantas debilitadas. Em ataques severos pode provocar a morte da planta. Favorecem o desenvolvimento de fumagina, o que dificulta a respiração e a fotossíntese das plantas. Frutos com pouca qualidade e dificilmente comercializáveis.
Este ácaro é responsável pela transmissão da leprose do citros, plantas atacadas pelo ácaro, geralmente, apresentam sintomas da doença.
A formiga provocam cortes das folhas e pode provocar a desfolha completa da planta em pouco tempo.