Praga - Pulgão - Aphis spiraecola
Encarquilhamento das folhas e deformação dos brotos, provocando um atraso no desenvolvimento da planta.
Continuar lendo...
Essa praga se alimenta de grande quantidade de seiva, deixando a planta muito debilitada. Ataca tronco, ramos, folhas e frutos. Nas folhas causam manchas cloróticas (amareladas) em redor dos locais de alimentação, além de queda prematura. Normalmente está associada ao aparecimento de fumagina, o que prejudica a planta ainda mais por impedir a fotossíntese. Nos frutos observa-se igualmente manchas cloróticas de cor verde, mesmo após os frutos mudarem de cor. Redução do tamanho dos frutos e enfraquecimento geral da árvore, particularmente quando as infestações são intensas.
Continuar lendo...
Os pulgões lanígero apresentam coloração carmim e são envoltos por uma camada de ¨l㨠branca. Sugam a seiva e estimulam a formação de nódulos ou rugosidades (resultado de toxinas liberadas pela praga). Causam o rompimento da casca que favorece o ataque de outras pragas e doenças na planta. Na raiz, a praga induz a formação de galhas. Nas infestações severas são observados danos próximos aos frutos.
Continuar lendo...
A infestação do ácaro deixa as folhas com aspecto bronzeado e manchas necróticas. Devido a inibição de fotossíntese nas folhas pode-se observar uma redução do crescimento da planta e afeta a qualidade dos frutos. Com ataques intensos pode causar grande queda de folhas.
Continuar lendo...
Nas folhas os adultos e ninfas se alimentam e causam lesões amareladas na face inferior. A face superior da folha fica esbranquiçada e pode apresentar pontuações avermelhadas que correspondem às lesões da face inferior. Observa-se também presença de teia.
Continuar lendo...