Praga - Mosca branca - Bemisia tabaci
O principal sintoma da mosca branca está relacionado ao aparecimento de viroses. Este inseto é um vetor de virus e podem disseminar doenças vegetais pelo campo.
Continuar lendo...
A lagarta alimenta-se inicialmente da epiderme da folha, danificando a cultura das bordas para o centro. Após o período larval (cerca de 20 dias), tece o casulo na própria folha que atacou, transformando-se em seguida em pupa e permanecendo nesse período cerca de dez dias.
O inseto geralmente se alimenta da folha, destruindo-a completamente, com exceção da nervura central. É interessante observar que esse inseto não se alimenta dentro do cartucho da planta, como o faz a S. frugiperda.
Continuar lendo...
Ataca folhas, caule/ramos, flores, frutos. Provoca seca das cápsulas florais e queda de botões florais/ frutos novos. Se os frutos novos não caírem podem ficar deformados. Em frutos maiores o ataque da praga causa murcha e os deixam enrugados.
Continuar lendo...
Esta praga afeta diversas espécies de frutíferas. A fêmea, primeiramente, faz um pequeno furo no fruto e coloca seus ovos. Pós o nascimento das larvas, ocorre a destruição da polpa. Além disso, os ferimentos provocados pelo inseto acabam favorescendo a entrada de fungos e bactérias.
Continuar lendo...