Doença - Amarelão, Podridão das raízes - Pythium ultimum
Causa podridão das raízes e nos sstágios avançados ocasiona o tombamento das plantas. Folhas com sintoma de murcha, seca, amarelecimento e tamanho reduzido.
Continuar lendo...
A praga se alimenta da seiva das plantas, provocando o dobramento dos bordos para cima e a descoloração esbranquiçada. Ataque nas inflorescências provoca descoloração avermelhada e pode resultar em esterilidade das espiguetas. O desenvolvimento da população da praga evolui conforme o crescimento das plantas, atingindo seu pico no florescimento.
Continuar lendo...
Em plantas adultas, o fungo provoca manchas cinzentas, irregulares, que progridem rapidamente para podridão úmida, seguindo-se o ressecamento das folhas, com aspecto de queima. Ataca também as plântulas, causando o seu tombamento ("damping-off"). Os danos às raízes freqüentemente passam despercebidos ou são atribuídos a outras causas.
No fruto observa-se podridão úmida que inicia-se na forma de lesões aquosas na superfície e, em pouco tempo, crescem e podem atingir grandes proporções.
Continuar lendo...
A larva se alimenta das raízes, provocando sintomas de deficiencia nutricional e redução da sustentação das plantas. O ataque provoca o acamamento das plantas em situações de ventos e chuvas fortes. Os adultos alimentam-se das folhas e podem transmitir viroses.
Continuar lendo...
Causam danos às culturas ao alimentarem-se das raízes, tubérculos e parte aérea principalmente de plantas novas. Em plantas mas velhas, onde as raízes já são mais resistentes, os danos provocados pelo inseto são de menor intensidade. Os maiores estragos são verificados em solos arenosos e no período chuvoso.
Continuar lendo...