Praga - Saúva cabeça de vidro - Atta laevigata
As formigas provocam cortes das folhas e pode provocar a desfolha completa da planta em pouco tempo.
Continuar lendo...
A lagarta pode ser encontrada enterrada próximo à plântulas e pode cortá-la junto à base. Abre galerias e causa perfilhamento excessivo em algumas espécies vegetais. Os danos favorecem o tombamento, bem como o aparecimento de estrias nas folhas, sintoma denominado de coração morto.
Para controlar a lagarta rosca, além de efetuar práticas culturais, você pode aplicar uma calda de fumo orgânico sobre as plantas. Assista o vídeo a seguir e aprenda a preparar. Clique AQUI para acessar a receita completa.
Continuar lendo...
Ocasiona danos nas folhas, caules e frutos que apresentam aspecto oleoso e coloração ferruginosa e aparência oleosa. Folhas pode secar e cair e caules ficam com a coloração bronzeada. Também causam deformações e má formação dos frutos, descoloração da superfície e aparecimento de rachaduras.
Continuar lendo...
Inseto sugador que provocam murchamento nas folhas em época de seca. Sintomas de mosaico de cor verde claro sobre um fundo verde escuro. Folhas encarquilhadas e enroladas, com manchas marrom-amareladas. Secretam melada que favorece o desenvolvimento de fumagina sobre folhas, espigas e outras partes da planta. Podem trasmitir viroses como o vírus do mosaico comum, causada por “potyvirus”.
Continuar lendo...
Os danos são causados pelas larvas, que formam minas nas folhas e se alimentam no interior destas. Formam minas transparentes também nos caules e galerias nos frutos. Provoca queda na capacidade de produção da planta e redução da qualidade dos frutos atacados. Secamento e destruição das folhas até a morte da planta. Ataca toda a planta em qualquer estágio de desenvolvimento.
Continuar lendo...
Devido a sucção de grande quantidade de seiva, deixam as plantas debilitadas. Injetam toxina na folha provocando amarelecimento e plantas raquíticas. Algumas culturas apresentam lesões necróticas. No sorgo e milheto, a área infestada apresenta manchas avermelhadas. Pode ser vetor de viroses, como o vírus do mosaico da cana-de-açúcar.
Continuar lendo...
Perfuram os tecidos da planta, onde formam manchas marrons ou enegrecidas. Queda prematura dos frutos e flores. Frutos deformados. Manchas nos grãos e sementes atrofiadas. Injetam toxinas que causam o chochamento dos grãos. Com o furo nas vagens, favorece a instalação de bactérias e fungos que reduzem a qualidade das sementes. Redução da produtividade da planta.
Continuar lendo...