Praga - Saúva cabeça de vidro - Atta laevigata
As formigas provocam cortes das folhas e pode provocar a desfolha completa da planta em pouco tempo.
Continuar lendo...
Inseto sugador que provocam murchamento nas folhas em época de seca. Sintomas de mosaico de cor verde claro sobre um fundo verde escuro. Folhas encarquilhadas e enroladas, com manchas marrom-amareladas. Secretam melada que favorece o desenvolvimento de fumagina sobre folhas, espigas e outras partes da planta. Podem trasmitir viroses como o vírus do mosaico comum, causada por “potyvirus”.
Continuar lendo...
Os danos são causados pelas larvas, que formam minas nas folhas e se alimentam no interior destas. Formam minas transparentes também nos caules e galerias nos frutos. Provoca queda na capacidade de produção da planta e redução da qualidade dos frutos atacados. Secamento e destruição das folhas até a morte da planta. Ataca toda a planta em qualquer estágio de desenvolvimento.
Continuar lendo...
Esta praga forma galerias no interior da planta. Por conta deste dano, as folhas podem ficar amareladas, pode ocorrer falhas na germinação e perda de peso. Além disso, as perfurações feitas pelo inseto podem acarretar no tombamento da cultura. A seca dos ponteiros, sintoma conhecido como "coração morto", pode ocorrer na lavoura, principalmente nas plantas mais novas.
Continuar lendo...
Devido a sucção de grande quantidade de seiva, deixam as plantas debilitadas. Injetam toxina na folha provocando amarelecimento e plantas raquíticas. Algumas culturas apresentam lesões necróticas. No sorgo e milheto, a área infestada apresenta manchas avermelhadas. Pode ser vetor de viroses, como o vírus do mosaico da cana-de-açúcar.
Continuar lendo...
Estes insetos provocam danos intensos nas folhas, fazendo vários furos com halos amarelados. Além disto, as plantas podem apresentar deformação. Esta deformação, por sua vez, pode leva-las a morte e/ou a intensos perfilhamentos improdutivos.
Continuar lendo...