Praga - Lagarta-mede-palmo - Trichoplusia ni
Destruição das folhagens, permanecendo apenas as nervuras. Planta com desenvolvimento prejudicado ou nanismo, baixa produtividade e muitas vezes chega a morrer.
Continuar lendo...
As lagartas atacam as folhas, destruindo o limbo foliar. Quando jovens raspando-as as folhas ocasionando pequenas manchas claras; à medida que crescem, destroem completamente as folhas, podendo danificar até as hastes mais finas. Redução da produtividade.
Continuar lendo...
Devido a grande sucção de seiva, pode comprometer o desenvolvimento da planta e diminuição na produção.
Para o controle da cochonilha, além de efetuar o manejo cultural, você pode aplicar uma calda de arruda. Veja o vídeo a seguir e aprenda a preparar. Clique AQUI para acessar a receita completa.
Continuar lendo...
As lagartas alimentam-se principalmente de folhas. Causam desfolha, deixando apenas a nervura central. A praga também pode atacar panículas e sementes. Geralmente, o foco dos danos são em áreas restritas, mas que tendem a se expandir.
Continuar lendo...
Perfuram os tecidos da planta, onde formam manchas marrons ou enegrecidas. Queda prematura dos frutos e flores. Frutos deformados. Manchas nos grãos e sementes atrofiadas. Injetam toxinas que causam o chochamento dos grãos. Com o furo nas vagens, favorece a instalação de bactérias e fungos que reduzem a qualidade das sementes. Redução da produtividade da planta.
Continuar lendo...
A larva se alimenta das raízes, provocando sintomas de deficiencia nutricional e redução da sustentação das plantas. O ataque provoca o acamamento das plantas em situações de ventos e chuvas fortes. Os adultos alimentam-se das folhas e podem transmitir viroses.
Continuar lendo...
Estes insetos ficam na parte de trás das folhas, sendo que o local de ataque apresenta coloração esbranquiçada. Porém, com o passar do tempo, as áreas afetadas ficam secas e negras. O ataque da praa enfraquece as plantas, favorecendo ao ataque de doenças.
Continuar lendo...
Causam danos às culturas ao alimentarem-se das raízes, tubérculos e parte aérea principalmente de plantas novas. Em plantas mas velhas, onde as raízes já são mais resistentes, os danos provocados pelo inseto são de menor intensidade. Os maiores estragos são verificados em solos arenosos e no período chuvoso.
Continuar lendo...