Praga - Besourinho - Rhizopertha dominica
Grãos são perfurados pelos adultos e larvas. Produzem grande quantidade de resíduos na forma de farinha ou poeira. Os grãos ficam muito comprometidos, com grande perda de peso.
Continuar lendo...
Devido a sucção de grande quantidade de seiva, deixam as plantas debilitadas. Injetam toxina na folha provocando amarelecimento e plantas raquíticas. Algumas culturas apresentam lesões necróticas. No sorgo e milheto, a área infestada apresenta manchas avermelhadas. Pode ser vetor de viroses, como o vírus do mosaico da cana-de-açúcar.
Continuar lendo...
As larvas novas raspam a face inferior das folhas e podem causar minas nas folhas. As larvas se alimenta de toda a folha. Hastes, inflorescências e pontos de crescimento e frutos também podem ser atacados. Em cabeças de repolho, provoca furos. Tornam as folhas impróprias para o consumo.
Para o controle da praga, além de realizar os manejos culturais, você pode aplicar uma calda alternativa. Veja o vídeo a seguir e aprenda a preparar. Clique AQUI para acessar a receita completa.
Continuar lendo...
As larvas alimentam-se dos grãos, preferencialmente do embrião dos grãos. Durante a alimentação, as larvas produzem uma grande quantidade de teias que acumulam fezes, peles e casca de ovos. Atacam grãos armazenados a granel e produtos em sacarias.
Continuar lendo...
Perfuram os tecidos da planta, onde formam manchas marrons ou enegrecidas. Queda prematura dos frutos e flores. Frutos deformados. Manchas nos grãos e sementes atrofiadas. Injetam toxinas que causam o chochamento dos grãos. Com o furo nas vagens, favorece a instalação de bactérias e fungos que reduzem a qualidade das sementes. Redução da produtividade da planta.
Continuar lendo...
As larvas alimentam-se nas raízes (pêlos radiculares e raízes laterais). As raízes podem ficar atrofiadas e apresentar dificuldade em absorver água e nutrientes. As raízes ficam propensas a infecções fúngicas. A planta perde vigor e pode morrer em períodos de seca. Os adultos alimentam-se das folhas, brotos e flores. Nas folhas deixam as bordas serrilhadas com aparência áspera. Em ataques severos, sobra apenas a nervura central da folha.
Continuar lendo...
Adultos e larvas atacam os grãos, farinhas e farelos (armazenados ou já embalados). É uma praga secundária, que penetra em grãos danificados ou defeituosos e se alimenta principalmente na região do embrião. Em grãos inteiros, provocam riscos ou cicatrizes.
Continuar lendo...
A larva se alimenta das raízes, provocando sintomas de deficiencia nutricional e redução da sustentação das plantas. O ataque provoca o acamamento das plantas em situações de ventos e chuvas fortes. Os adultos alimentam-se das folhas e podem transmitir viroses.
Continuar lendo...