Olá! Queremos saber mais sobre você! Complete seu cadastro :)
Causam danos às culturas ao alimentarem-se das raízes, tubérculos e parte aérea principalmente de plantas novas. Em plantas mas velhas, onde as raízes já são mais resistentes, os danos provocados pelo inseto são de menor intensidade. Os maiores estragos são verificados em solos arenosos e no período chuvoso.
O principal sintoma da mosca branca está relacionado ao aparecimento de viroses. Este inseto é um vetor de virus e podem disseminar doenças vegetais pelo campo.
Encarquilhamento das folhas e deformação dos brotos, provocando um atraso no desenvolvimento da planta.
As larvas provocam a desfolha da planta. É uma praga grandemente prejudicial as brassicáceas pois as larvas iniciam o ataque as folhas, devorando a e provocando danos severos nas plantações.
Os danos maiores são causados pelas larvas que alimentam-se dos tecidos e abrem minas/túneis no interior da folha, abaixo da epiderme. Destroem parcialmente ou totalmente as folhas.
Para o controle da praga, além de realizar os manejos culturais, você pode aplicar uma calda alternativa. Veja o vídeo a seguir e aprenda a preparar. Clique AQUI para acessar a receita completa.
Folhas tornam-se enroladas, encarquilhadas e os brotos ficam curvos e achatados. Devido à sucção de grande quantidade de seiva, pode ocorrer o retardamento do crescimento da planta. Observa-se a excreção de 'melada' que favorece o desenvolvimento de fumagina (reduzindo da capacidade fotossintética da planta). Também causam problemas devido à transmissão de viroses, tais como o mosaico e o vírus do enrolamento das folhas.
Podem ocasionar redução na fertilidade e peso de grãos, e acarretar falhas nas espigas. Nos frutos causam sintoma de broca e podem destruir mudas, ocasionar buracos na nervura central e orifícios nas extremidades de flores.
Os adultos se alimentam de folhas e frutos, causando redução da área fotossintética das folhas e perfurações nos frutos, danos que acarretam em redução da produção.
Sugam a seiva das plantas e causam danos como o engruvinhamento das folhas e prejudicam o desenvolvimento da planta.
Folhas raspadas e perfuradas, cartucho destruído e espigas danificadas. As mariposas são de coloração cinza-escura e têm o hábito de realizar as posturas nas folhas. As larvas alimentam-se das folhas, e cortam os colmos (caules) rente ao solo.