Praga - Lagarta-mede-palmo - Trichoplusia ni
Destruição das folhagens, permanecendo apenas as nervuras. Planta com desenvolvimento prejudicado ou nanismo, baixa produtividade e muitas vezes chega a morrer.
Continuar lendo...
Os insetos causam danos devido a alimentação, mas o pior prejuízo está relacionado com a contaminação dos produtos. Atacam todos os tipos de cereiais moídos, como farelo, rações, farinhas, fubá e grãos quebrados, defeituosos ou já atacados por outras pragas. Os besouros emitem um odor desagradável e propiciam o surgimento de mofo.
Continuar lendo...
Causam danos ao sugarem a seiva das plantas. Em infestações severas provocam sintomas de avançada senescência, amarelecimento e necrose das folhas, no sentido do ápice e bordas até a parte basal das mesmas, podendo ocasionar a redução do crescimento e até a morte das plantas afetadas. Pode ser vetor de viroses como o Vírus da Folha Branca ou Rice Hoja Blanca Virus (RHBV).
Continuar lendo...
A princípio não apresenta sintomas visíveis no grão. As larvas penetram no grão e alimentam-se do interior deles. Durante a pupação a larva constrói uma câmara rente ao revestimento da semente, formando uma área translúcida. É uma praga que ataca grãos inteiros, reduzindo o peso e a qualidade dos mesmos.
Continuar lendo...
O sintoma mais característico são buracos com bordas irregulares nos grãos. Tanto larvas como os adultos são prejudiciais e atacam grãos inteiros. Perfuram a casca e provocam depressões na polpa, construindo galerias. As lesões nas cascas propiciam infecção por patógenos oportunistas. No geral observa-se redução do peso e na qualidade do grão.
Continuar lendo...
As lagartas causam desfolhamento severo e se alimentam em grupos quando pequenas, muitas vezes deixando apenas as nervuras das folhas. Quando as lagartas estão mais velhas se tornam solitárias e se alimentam dos frutos. Se alimentam no sentido ascendente, de crescimento da planta.
Continuar lendo...
As lagartas alimentam-se principalmente de folhas. Causam desfolha, deixando apenas a nervura central. A praga também pode atacar panículas e sementes. Geralmente, o foco dos danos são em áreas restritas, mas que tendem a se expandir.
Continuar lendo...