Nematoide-espiralado
É um ectoparasita do sistema radicular, que causa redução do crescimento dela. Pode causar morte das hastes e da planta inteira.
Continuar lendo...
Inseto sugador que provocam murchamento nas folhas em época de seca. Sintomas de mosaico de cor verde claro sobre um fundo verde escuro. Folhas encarquilhadas e enroladas, com manchas marrom-amareladas. Secretam melada que favorece o desenvolvimento de fumagina sobre folhas, espigas e outras partes da planta. Podem trasmitir viroses como o vírus do mosaico comum, causada por “potyvirus”.
Continuar lendo...
Os insetos causam danos devido a alimentação, mas o pior prejuízo está relacionado com a contaminação dos produtos. Atacam todos os tipos de cereiais moídos, como farelo, rações, farinhas, fubá e grãos quebrados, defeituosos ou já atacados por outras pragas. Os besouros emitem um odor desagradável e propiciam o surgimento de mofo.
Continuar lendo...
A princípio não apresenta sintomas visíveis no grão. As larvas penetram no grão e alimentam-se do interior deles. Durante a pupação a larva constrói uma câmara rente ao revestimento da semente, formando uma área translúcida. É uma praga que ataca grãos inteiros, reduzindo o peso e a qualidade dos mesmos.
Continuar lendo...
O sintoma mais característico são buracos com bordas irregulares nos grãos. Tanto larvas como os adultos são prejudiciais e atacam grãos inteiros. Perfuram a casca e provocam depressões na polpa, construindo galerias. As lesões nas cascas propiciam infecção por patógenos oportunistas. No geral observa-se redução do peso e na qualidade do grão.
Continuar lendo...
Esta praga forma galerias no interior da planta. Por conta deste dano, as folhas podem ficar amareladas, pode ocorrer falhas na germinação e perda de peso. Além disso, as perfurações feitas pelo inseto podem acarretar no tombamento da cultura. A seca dos ponteiros, sintoma conhecido como "coração morto", pode ocorrer na lavoura, principalmente nas plantas mais novas.
Continuar lendo...
Devido a sucção de grande quantidade de seiva, deixam as plantas debilitadas. Injetam toxina na folha provocando amarelecimento e plantas raquíticas. Algumas culturas apresentam lesões necróticas. No sorgo e milheto, a área infestada apresenta manchas avermelhadas. Pode ser vetor de viroses, como o vírus do mosaico da cana-de-açúcar.
Continuar lendo...
As lagartas alimentam-se principalmente de folhas. Causam desfolha, deixando apenas a nervura central. A praga também pode atacar panículas e sementes. Geralmente, o foco dos danos são em áreas restritas, mas que tendem a se expandir.
Continuar lendo...
Adultos e larvas atacam os grãos, farinhas e farelos (armazenados ou já embalados). É uma praga secundária, que penetra em grãos danificados ou defeituosos e se alimenta principalmente na região do embrião. Em grãos inteiros, provocam riscos ou cicatrizes.
Continuar lendo...