[Controle Químico] Preparo da calda sulfocálcica

Lista de culturas: Berinjela, Abóbora, Alho, Tomate, Batata, Pimentão, Banana, Figo, Pepino, Morango, Cebola, Citrus, Melão

Receita de calda sulfocálcica para o controle de doenças fúngicas em pimentão, tomate, morango, pepino, melão, figo, citros, cebola, berinjela, abóbora, alho, banana, batata. 


Calda sulfocálcica
 


Ingredientes


4 kg de Enxofre em pó (pó molhável ou pecuário)


2 kg de Cal virgem


20 L de Água


Modo de Preparo


Utilize duas latas para o preparo da calda. Antes de iniciar o preparo, higienize o recipiente. Em uma das latas, coloque a cal virgem e adicione lentamente 20 litros de água morna. Em seguida, leve a mistura ao fogo para ferver.


Quando a mistura começar a ferver, adicione o enxofre, faça uma marca a lata no nível da calda (para saber o volume inicial) e mexa por aproximadamente por 1 hora.


Em outa lata, mantenha água fervente. Esta água será utilizada para completar o volume da calda da primeira lata. Pois, a fervura leva à perda de água por evaporação. A evaporação é percebida, pois a calda começa a ficar a baixo da marca feita. Desta forma, sempre que necessário, complete a calda com água, no nível inicial marcado, repondo assim o que evaporou.


Após aproximadamente 1 hora de fervura e o processo de mistura, a calda ficará grossa, com cor pardo-avermelhada. Espere a calda esfriar e coe com um pano. Guarde os resíduos (borra) para caiação dos troncos de fruteiras. Meça a densidade da calda com o densímetro ou areômetro de Baumé (a densidade alcançada geralmente é de 28 a 32 graus Baumé - °Bé). Esta calda servirá como base e deverá ser diluída conforme a recomendação para a cultura.


Como utilizar a tabela para diluição da calda base.


Ex: Você preparou uma calda base com 32 oBé de densidade e quer diluir a calda até chegar a 1,5 oBé. Cruze as informações da coluna da concentração da calda a preparar (1,5) com a linha da calda original (32). O número encontrado (26,2) é a quantidade de litros de água para diluir cada litro da calda original.


Precauções:


Para evitar queimaduras e fitotoxidez, aplique a calda sulfocálcica sempre nos períodos mais frescos do dia.


Em épocas onde a temperatura está muito elevada, é recomendável suspender as aplicações de calda sulfocálcica.


Durante a floração, tome muito cuidado! Aplique a calda apenas em culturas que tolerem o enxofre nesta época.


Produtores orgânicos devem consultar a OCS ou OAC, caso seu uso não esteja previsto no plano de manejo orgânico da propriedade para o controle proposto


Referência:


EMBRAPA.https://www.embrapa.br/en/busca-de-publicacoes/-/publicacao/253199/calda-sulfocalcica---preparo-e-indicacoes


MEIRA, A. L.; LEITE, C. D; Moreira, V. R. R. CALDA SULFOCÁLCICA. Fichas Agroecológicas: Tecnologias apropriadas para Agricultura Orgânica. MAPA, Sanidade Vegetal 5. Disponível em http://www.agricultura.gov.br

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5