8 dicas rápidas sobre caderno do plano de manejo orgânico

O objetivo do Caderno do Plano de Manejo Orgânico é auxiliar no planejamento da propriedade e no controle dos custos. Através destes registros o agricultor pode acompanhar a evolução dos sistemas de produção e identificar melhorias que podem ser feitas. Além disso, visa melhorar a qualidade dos produtos com base na aplicação de boas práticas e adequação à legislação brasileira da produção de orgânicos. Aí vão algumas dicas para quem está começando e quer fazer bonito para prosperar ;)


Dica 1 – Manejar é preciso e planejar também!


O primeiro passo para uma produção rumo a sustentabilidade é o planejamento das práticas que serão adotadas. Dentre estas práticas estão:


- o sistema de plantio;
- a conservação do solo;
- o trato com as culturas agropecuárias;
- o manejo da água e das florestas;
- o envolvimento de todos da família;
- o respeito à cultura do campo;
- a conservação dos recursos produtivos para as gerações futuras;
- o trato com os resíduos da produção;
- o gerenciamento da produção e comercialização.


O Caderno do Plano de Manejo Orgânico cujo principal objetivo é a difusão de princípios e técnicas da produção orgânica, é etapa inicial para construção de um plano de manejo. O planejamento abrange os seguintes tipos de produção: Produção vegetal; Produção animal; Extrativismo sustentável; Produção processada.


 
Dica 2 – Estamos todos no mesmo barco...


O planejamento da propriedade e das técnicas que serão utilizadas é algo que deve envolver toda a família! Durante a elaboração do plano de manejo uma família agricultora se aprofunda e compartilha conhecimentos sobre Agricultura Orgânica. Esta prática enriquece o trabalho e é um incentivo para as novas gerações conhecerem os princípios agroecológicos



 Dica 3 – Tire uma “selfie” da sua produção! Compartilhe experiências


Registrar e manter um histórico da produção, do uso do solo, dos recursos naturais e dos manejos é algo essencial. Ajuda a identificar, corrigir possíveis erros na produção e a tomar boas decisões. Além disso, outra dica é conversar com outros colegas agricultores que já passaram por situações semelhantes. Participe de fóruns de discussões sobre produção sustentável. O site ManejeBem tem uma seção destinada a conexão entre agricultores, técnicos e empresas de insumos agrícolas. Acesse aqui a Comunidade ManejeBem e conecte-se à Agricultura Sustentável: http://www.manejebem.com.br


 
Dica 4 – Sementes e mudas orgânicas


Uma dica é produzir as próprias sementes e mudas por meio da escolha e melhoria das variedades crioulas, que são rústicas, adaptadas e produtivas. Caso isso não seja possível, adquira sementes e mudas de qualidade. Isto ajuda e muito para evitar a entrada de patógenos na área.



Dica 5 – Imitando a natureza – Diversidade!


Aumente a diversidade de cultivos, animais e de plantas nativas. Desta forma você terá um ambiente com maior resistência e equilíbrio e como consequência uma produção mais saudável.


 
Dica 6 – Um sistema fértil


Aproveite os resíduos (esterco, cascas, palhas e outros), melhore a sua qualidade ao reutilizar na produção os resíduos a assim aumentar a fertilidade do sistema.


Neste link você acessa algumas fontes alternativas de nutrientes para auxiliar na adubação de hortas e lavouras: http://manejebem.com.br/publicacao/manejos/manejo-cultural-fontes-alternativas-para-adubacao-do-solo


 
Dica 7 – Atenção especial aos insumos


Mantenha sempre um controle da entrada de insumos. Utilize somente insumos permitidos pela legislação orgânica! Neste post você acessa uma lista de Produtos fitossanitário com uso são aprovado para Agricultura Orgânica: http://www.manejebem.com.br/novidade/produtos-fitossanitarios-para-uso-na-agricultura-organica


Alguns destes produtos e insumos já estão no nosso banco de dados. Acesse a Comunidade ManejeBem: https://www.manejebem.com.br/permitidos-para-agricultura-organica e faça uma Busca por palavras-chave ou por cultura.

Dica 8 – Leia mais sobre o assunto


O Ministério da Agricultura, MAPA elaborou uma cartilha sobre o assunto. Clique no link e faça o download da cartilha na íntegra: http://www.redesans.com.br/redesans/wp-content/uploads/2012/10/caderno-manejo-organico-biblioteca.pdf


Também existe uma versão do caderno disponível que contém apenas as perguntas e quando preenchido dá origem ao -->  Plano de Manejo Orgânico.


Quem somos? 


A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da  inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.  


Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos: 


Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.


ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia. 


Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5