A importância da irrigação na conservação do solo

Nós da ManejeBem, juntamente com as instituições apoiadoras Asistab, Agerp, Embrapa, realizaremos um evento online para falar sobre a importância da irrigação na conservação do solo.

 



TEMA: A importância da irrigação na conservação do solo 


DATA: 14 de maio as 14:30 (horário de Brasília) 


LOCAL: Canal do youtube da ManejBem 


INSCRIÇÃO: INSCRIÇÃO CLIQUE AQUI


PALESTRANTES: 


- EMBRAPA - Dr. Maurício Antônio Coelho Filho: pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura e professor permanente do Doutorado em Engenharia Agrícola, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas - BA e do Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi - BA. Entre 2011 e 2013 trabalhou como pesquisador visitante de Rothamsted Research, Harpenden - UK. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Irrigação, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de irrigação de fruteiras e mandioca, respostas de plantas aos estresses abióticos, tolerância à seca, zoneamento de risco climático de fruteiras e mandioca.


- EPAGRI - Dr. Everton Blainski: Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestrado e doutorado em agronomia, área de concentração solos e nutrição de plantas, com ênfase em física do solo, pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência em manejo e conservação de solo e água, monitoramento ambiental e agrometeorologia. Atualmente trabalha como pesquisador na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina no setor de Agrometeorologia atuando nas áreas de modelagem hidrológica, mudanças climáticas, uso e ocupação do solo, balanço hídrico, monitoramento agrometeorológico e tecnologia da informação na agricultura e apicultura.  


- EMBRAPA - Dr. Francisco Alisson da Silva Xavie: Possui graduação em Agronomia (2002) e mestrado (2004) em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará; e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Atualmente é Pesquisador A da Embrapa Mandioca e Fruticultura e professor permanente no Programa de Pós-graduação em Solos e Qualidade de Ecossistemas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em manejo de solos agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica da matéria orgânica do solo e manejo do solo em fruteiras tropicais.


- EMBRAPA - Dr. Elder Manoel de Moura Rocha: Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1984) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (1998). Foi pesquisador e gerente de pesquisa da EPABA/EBDA nas Unidades de Macaúbas, Irecê e Juazeiro-BA, nos períodos de 1986 a 1989, 1990 a 1994 e de 1999 a 2002, respectivamente. Foi professor do Departamento de Solos do Curso de Agronomia da Universidade do Estado da Bahia - UNEB/DTCS, no período de 2002 a 2004. Desde julho de 2002 é Analista A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, atuando nas áreas de comunicação e transferência de tecnologia, onde atualmente exerce o cargo de supervisor do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias - SPAT, da Embrapa Semiárido. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo de Solo e Água e Fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: fruticultura irrigada, variedades, caupi, milho, mandioca, cultivares e transferência de tecnologia.


- AMBEV - Vitor Monteiro: Engenheiro agrônomo formado pela Universidade de Brasília. Atualmente, trabalha como Agro Manager na Cervejaria Ambev. Juntamente com a equipe de profissionais da empresa, atua no projeto "Magnífica" do Estado do Maranhão. A marca tem como princípio fomentar o desenvolvimento da economia local do Maranhão com um modelo que desenvolve a cadeia produtiva, promove engajamento social e garante investimento local. A cerveja é feita a partir da mandioca plantada e colhida na região de Tabuleiro de São Bernardo, no interior do Estado. 


- COOPEVASF - Pedro Mendes: Membro da Cooperativa dos Pequenos Produtores  do Vale do São Francisco. Além de ser considerado um dos lideres da comunidade, é produtor de Banana, Inhame, Mandioca, Cebola e Ovino no perímetro irrigado da região.


RESUMO DO EVENTO: 


Os ecossistemas agrícolas são sistemas ecológicos alterados e manejados pelo homem a fim de aumentar a produtividade de alimentos e matéria-prima de produtos agropecuários. Estas modificações, que levam ao desenvolvimento de conjuntos produtivos, geram desafios constantes para os agricultores, pois, muitas vezes, são mal conduzidas e implementadas. 


Um dos grandes enfrentamentos, no contexto das ações humanas para produção de alimentos, é a degradação do solo. Sendo esta problemática ainda maior quando não combatida, já que possui efeito negativo em todos os setores e compromete o abastecimento para as gerações futuras. 


Dentre as consequências da má conservação do solo, que vão contra aos processos do desenvolvimento sustentável dos ecossistemas agrícolas, estão a erosão, infertilidade, degradação, compactação, assoreamento e redução da microbiota da terra. Contudo, para que possamos evitar os danos ou reverter problemas relacionados a utilização inadequada deste recurso, diversas metodologias conservacionista foram desenvolvidas ao longo dos anos. O manejo adequado da irrigação, por exemplo, pode ser considerado um dos mais importantes meios de manutenção sustentável do solo.   


Para que fique clara a importância da irrigação, é preciso entender alguns pontos: 


O que é o manejo do solo? 


O que é o manejo da irrigação? 


Como o manejo da irrigação auxilia na conservação do solo?


Quais as consequências da irrigação inadequada para o solo e para a produção?  


Qual a importância da análise de solo neste contexto? 


Qual a importância da análise do clima para o planejamento da irrigação?


Qual a importância de considerar as necessidades da cultura para a realização da irrigação?


Quais as medidas para a conservação do solo, levando em conta a irrigação e os manejos culturais? 


Estes questionamentos são de extrema importância para o início do desenvolvimento de um sistema agrícola equilibrado e produtivo. No dia 14 de maio, às 14:30, especialistas de peso, ajudarão você a encontrar as respostas para estas perguntas. Não perca! O bate papo será transmitido ao vivo no canal do youtube da ManejeBem. 


INSCRIÇÃO: INSCRIÇÃO CLIQUE AQUI


 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5