Adubação Verde
Adubação Verde são plantas que possuem a capacidade de adicionar ou criar nutrientes ao redor de onde estão localizadas, de diversas formas: com bactérias que vivem nas raízes e disponibilizam os nutrientes do solo; através das folhas caindo e decompondo no solo; ou no fim da sua vida sendo incorporadas ao solo e decompondo os nutrientes guardadas em si.
Os tipos de plantas mais utilizadas são leguminosas e gramíneas.
Manejados corretamente, podem ser eficientes na:
• Adição de nutrientes no solo; principalmente Nitrogênio, usando leguminosas, que são ricas no nutriente e fazem simbiose com microrganismos fixadoras.
• Melhora na qualidade física do solo, na porosidade e infiltração da água; com a adição de biomassa das plantas.
• O aumento da matéria orgânica. Através das raízes, exsudatos e umidade das plantas.
• Controle de doenças: quebrando ciclos, diversificando e introduzindo microrganismos que podem competir com os patógenos.
• Controle de pragas: novamente quebrando ciclos, repelindo, trazendo e criando habitats para inimigos naturais.
• Diversidade e vida silvestre: criando uma dimensão nova para a lavoura, onde não há somente a monocultura, trazendo e agregando valor ao campo, reduz o manejo do campo de monocultura e deixando mais complexo toda e estrutura trófica (ecologia: ciclos e animais) local.
• Controle de plantas invasivas. Quando está no ponto de ser derrubada (acamada) e deixada sobre o solo ou incorporados levemente:
Abafamento – o volume de massa verde cria uma camada que abafa a parte superficial do solo, sombreando as invasivas.
Quebra de dormência de sementes – cria condições que em cobertura de solo facilitam a germinação das sementes de algumas espécies e dificultam outras.
Alelopatia - alguns adubos verdes liberam substâncias químicas que impedem o desenvolvimento das invasivas.
Competição - entre plantas adubadoras e invasivas.
A incorporação da adubação verde no solo alimenta e diversifica os microrganismos do solo, que compostam as invasivas e disponibilizam os nutrientes.
Adicionado a cobertura morta (mulch) criada, que vira abrigo para alguns inimigos naturais, como roedores, insetos e outros pequenos animais que comem sementes e de plantas invasivas.
O método adequado de adubação verde é o COQUETEL (mix) de plantas adubadoras, ou seja, uma mistura de espécies.
Exemplo para 1 ha: Girassol; Mamona ;Milho; Abóbora; Alpiste ou painço;Sorgo forrageiro;Mucuna preta;Milheto;Feijão de porco; Feijão bravo;Labe-labe; Crotalária africana;Guandu; Calopogônio ; Crotalária juncea;Crotalária anageroides;Feijão catador; Trigo sarraceno;Leucena;Tefrósia.
Como preparar e utilizar o coquetel:
a) Inoculação das leguminosas.
b) Mistura das sementes: Sobre uma lona, colocar todas as sementes. Misturar bem as sementes.
c) Enriquecimento das sementes: Peletização das sementes.
d) Plantio: A lanço todas as sementes no solo previamente preparado no mesmo dia ou antes do inicio da colheita da última safra de interesse, deixando a palhada. Após o plantio, cobrir a semente com o uso de uma grade fechada (sem trava), com um galho de árvore preso a um trator, ou com um ramo, de forma manual.
e) Incorporação das plantas de adubação verde no solo.
CLIQUE AQUI e confira o conteúdo completo sobre Adubação Verde!
FICOU COM DÚVIDAS?
ENTRE EM CONTATO COM UM DE NOSSOS AGRÔNOMOS
.jpg)