Consultoria Online
1) Diagnóstico: momento no qual se entende a situação em que o cliente se encontra e possivelmente o rumo que quer ir;
2) Registro: após a análise junto ao cliente, formaliza-se o diagnóstico em forma de um relatório;
3) Plano de Ação: tendo a situação e encaminhamentos mapeados, desenvolve-se um Plano de Ação para que o cliente siga no caminho escolhido.
Durante o Diagnóstico, utilizam-se perguntas diretas, evitando questionamentos inefetivos que obtêm respostas vagas. Ao fazer perguntas diretas garante-se que o cliente estará expressando suas necessidades. Também é OK quando o cliente falar sobre algo que você sugeriu anteriormente e não gostou.
Durante o Processo
Manter o cliente satisfeito com a consultoria significa que além de realizar uma consulta, mantenha-se um Acompanhamento durante todo o processo, afim de eliminar as inconformidades e implementar as mudanças desejadas de fato.
Mudanças somente ocorrerão quando o consultor, em conjunto do cliente, sejam criteriosos a respeito de todos os aspectos levantados durante o Diagnóstico e formalizados no Registro. Basicamente é uma "Checklist" onde riscam-se os tópicos anotados.
Deve-se lembrar que quanto maior a mudança, esta pode dividir-se em sub etapas, como um passo-a-passo ou escada onde o degrau mais alto será o objetivo escolhido.
Avaliação Constante
Os pontos levantados durante o Diagnóstico e registrados em Relatórios servem para idealizar o Plano de Ação, que deve ser adaptado ao contexto do cliente, situação atual da Unidade Produtiva e do Negócio e que corrijam as inconformidades que dificultam os resultados desejados.
Para que se haja bons resultados, é necessário uma comunicação transparente entre consultor e cliente, avaliando os pontos levantados.
Comunicação Clara
Além de perguntas diretas, a utilização de ferramentas facilita a manter a transparência na comunicação, por exemplo:
- Cronograma: organizando expectativas, datas, conclusão de atividades;
- Agenda: com os atendimentos, reuniões e disponibilidade de ambos cliente e consultor;
- Atas: registrando tudo o que foi desenvolvido durante as reuniões.
- Tecnologia: aplicativos, ambientes digitais, acompanhamento em tempo real;
Iniciar um trabalho colaborativo com o cliente e o consumidor final é essencial para que se crie sinergia de trabalho, inclusive para o consultor.
Isso pode ser feito entendendo as necessidades do consumidor e se adequando de forma a sanar suas requisições.
Informando o consumidor sobre medidas de segurança e cuidados tomados pelo cliente, formas de produção, exemplos e novidades na maneira de consumação do produto ou serviço são oportunidades de desenvolver um trabalho colaborativo entre cliente, consumidor e consultor.
Entendendo o Cliente
A situação atual do negócio vista pelo cliente e analisada do consultor descobrirá diversos entraves que possivelmente são corrigíveis com pequenas mudanças ou adaptações.
Tanto cliente quanto consultor possuirão perspectivas diferentes e estas devem ser unidas e combinadas para se obter ótimos resultados.
Entendendo o estágio de desenvolvimento do negócio e situação do cliente é meio caminho da consultoria.
Estabelecer uma sinergia com o cliente pode ser simples entendendo sua perspectiva:
1. Familiarizar-se: chamar o cliente pelo nome; dar o seu nome; interagir face a face, utilizar contato visual e bom humor.
2. Necessidade básica: entender a requisição de forma clara, no formato de um questionamento ou pedido de consultoria. O Diagnóstico auxilia nessa parte, se o cliente necessita de conselho, manutenção ou gestão, acompanhamento de indicadores. Tente manter a requisição curta e sucinta, reduzindo detalhes.
3. Honestidade e Empatia: deixar claro quais são os pontos que necessitam de atenção, onde e qual é exatamente a problemática. Em circunstâncias de urgência faça observação contínua, antecipe necessidades, equipamentos e ferramentas especiais, tente manter o funcionamento básico do sistema produtivo do cliente.
Da perspectiva do consultor, pode-se:
1. Escutar atentamente: parece simples, mas existe a tendência de diminuir as angústias e problemáticas do cliente. Pergunte o que o cliente procura especificamente na consultoria.
2. Reavalie com um novo olhar: não assuma que o Diagnóstico do cliente esteja correto. Buscando o histórico é crítico, principalmente quando buscam uma consultoria abrangente e inespecífica. É surpreendente como problemáticas vagas tornam-se em histórias específicas que viram Diagnósticos interessantes.
3. Seja cordial: aceite o cliente de braços abertos. Não há motivo para direcionar frustações e hostilidades para o cliente. Ao se sentir frustrado, dê um passo para trás, respire fundo e relembre o fundamental do seu conhecimento e referências. Não crie inimizades.
4. Peça ajuda: ao sentir-se fatigado, sobrecarregado ou até mesmo com mal estar, informe seu cliente. A maioria dos problemas podem esperar um curto período de tempo.
Gestão e Controle
Automatizando as formas de avaliar os indicadores e registros dinamiza e facilita a gestão do negócio do cliente e a consultoria.
O conhecimento dos insumos, logística, entradas e saídas, estoque, manutenção, disponibilidade, custos, ou seja, os principais fatores que envolvem o sistema produtivo do cliente, é essencial para um gerenciamento eficiente.
Mercado Atual
Utilizando ferramentas eficientes de gestão e controlando de maneira adequado sua produção e produtividade, o cliente em conjunto da consultoria estarão aptos para buscarem e possivelmente atuarem em diferentes segmentos de mercado.
Oportunidades podem surgir para subprodutos da produção original ou beneficiamento do produto original.
Verificando a cadeia produtiva do produto ou serviço pode-se identificar novos segmentos, assim como pesquisar o mercado consumidor e as inúmeras formas de consumo. O mercado externo geralmente é uma boa referência para novos segmentos, mesmo que o consumo no local de origem não é novidade, aqui pode ser inovador.
O Básico Inovador
Reforçar os fundamentos de boas práticas e segurança em todos os seus aspectos, somado a revisão das atividades desenvolvidas no sistema produtivo garantem uma boa relação entre cliente e consultor, além de descobrirem possíveis elos frágeis no sistema produtivo.
Solucionando os elos frágeis, inconformidades e empecilhos, entender o marketing, a comunicação com o cliente e a facilitação de trabalhos em geral são formas de inovar.
Novas ferramentas, checklists, disposição e fluxo do sistema produtivo, formas diferentes de chamar a atenção são maneiras de criar uma sinergia entre consultor e cliente, indo além das necessidades básicas do cliente.
Identificar os pontos fracos e fortes em conjunto com o cliente é o ponto chave que irá gerar um trabalho de excelência e de longo prazo.
Tecnologia
Quando falamos de aplicativos, tecnologia, acompanhamento e inovação sabemos que existem diversas empresas e ferramentas diferentes, como ebooks, vídeos onlines, vídeos institucionais e educacionais, vídeos promocionais, depoimentos de clientes.
Levando em consideração a situação da Agricultura Familiar e Consultoria Online, a ManejeBem desenvolveu tecnologia que alinha as necessidades dos clientes, comunicação transparente, suporte técnico com avaliação de indicadores e insights num aplicativo só, facilitando todo o acesso, gestão e comunicação entre cliente, consultor e suporte técnico.