Controle cultural de mandarová no cultivo de mandioca

Para evitar essa praga, confira algumas dicas de manejo cultural


O mandarová  (Erinnyis ello) é a principal praga que afeta o cultivo da mandioca, pois têm ampla distribuição geográfica e em sua fase de lagarta causa severo desfolhamento da planta.


De quatro em quatro anos, acontece o pico da praga esse o cultivo for atingido quando as plantas ainda são jovens pode até reduzir o rendimento e ou ocasionar a morte delas.


As ocorrências de infestação desta praga são cíclicas e poderão ocorrer em qualquer época do ano, mas com maior frequência em períodos chuvosos, o que  faz com que o prejuízo seja maior, pois é nessa mesma época que as plantas são jovens.


Para evitar a ocorrência de mandarová no mandiocal o deve-se fazer o controle cultural que consiste em :

- eliminar as plantas daninhas da plantação e em suas imediações, principalmente as da família das euforbiáceas;
- fazer rotação de cultura com espécies que não sejam da mesma família; 
- fazer o cultivo consorciado, uma ótima opção é plantar alguma leguminosa junto com a mandioca.

É importante que em época mais chuvosa o agricultor visite a lavoura, no mínimo, duas vezes por semana, para verificação da ocorrência da praga, pois se identificada no início o controle será mais fácil.



Na foto acima temos algumas fases do ciclo do mandarová em A- ovo; B- lagarta recém eclodida; C--lagarta; D-adulto (mariposa).  


Com o o mandarová em sua fase adulta tem hábitos noturnos,para sua detecção podem ser utilizadas armadilhas luminosas ou lâmpadas no campo, instaladas à 5 metros do solo, na área mais alta do terreno, e se forem encontrados mais de 50 mariposas em uma noite é sinal de alerta.

Na foto abaixo veja a armadilha luminosa :


Caso seja constatada a presença da praga na área o controle biológico é uma alternativa de controle, veja na próxima publicação sobre esse assunto.


Fonte:


https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mandioca/mandioca_tabcosteiros/pragas.htm


Fotos: Rudiney Ringenberg; Vanda Pietrowski, 2015. https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/138523/1/Cartilha-Mandioca-Romulo-ainfo.pdf


 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5