Cordões de Contorno

Escoam ou impedem o caminho das águas, reduzem a formação de vossorocas, erosão e conservam o solo, aumentam a permeabilidade do solo, além da diversidade da propriedade. Pode ser feito em camalhões, sulcos, curvas de nível, paralelas a lavouras. Cordões de Contorno possuem diversas funções ecossistêmicas, basta planejá-los. Confira aqui dicas para utilizar esta técnica!


Barreiras vegetadas, cercas vivas ou franjas, todos são Cordões de Contornos e servem para aumentar a diversidade da propriedade, proteger cultivos de ventos e pragas, podem produzir, entre outras funções.


A vegetação natural e diversas outras espécies de interesse são utilizadas tanto para economia, alimentação, sombra, madeira e saúde do agricultor.


Quanto maior a diversidade, maiores os benefícios alcançados.


Atraem dispersores e inimigos naturais; polinizadores; servem como barreiras contra ventos e temperaturas; barreira contra deriva de agrotóxicos; fonte de energia; alimento; umidade; sombreamento; eficiência da irrigação.


Cordões bem planejados são extremamente úteis e produtivos. Construir diques, em curvas de nível, sulcos ou camalhões são maneiras de reduzir e prevenir a erosão e conservar o solo. Lembrando que a declividade, distanciamento e textura do solo devem ser considerados para uma perfeita utilização dos cordões de contorno. 


Em terrenos alagadiços servem como drenos naturais, córregos ou riachos, com finalidade de escoar o excesso de água, conduzindo-a sem risco de erosão na lavoura.


Culturas com sistema radicular de tamanho distinto aumentam a permeabilidade do solo e matéria orgânica do mesmo, técnica que pode e deve ser utilizada junto com a Rotação de Culturas. 


CLIQUE AQUI e confira  conteúdo completo sobre Cordões de Contorno!


FICOU COM DÚVIDAS?


ENTRE EM CONTATO AGORA COM UM DE NOSSOS AGRÔNOMOS!



CLIQUE AQUI

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5