ManejeBem - Gisele

Importância da produção animal na agricultura orgânica

Entre e confira o texto que fala principalmente sobre a utilização de esterco para a adubação em sistemas orgânicos


A produção de alimentos em sistemas orgânicos é uma demanda atual da sociedade e por isso vem aumentando a produção. Em 2010, no Brasil, este mercado cresceu aproximadamente 40 % e movimentou 350 milhões de reais.


Cerca de 90% dos produtores orgânicos são classificados como familiares e, nesse contexto, tendem a diversificar a produção associando produção vegetal e animal (SOARES et al., 2006). 


Esta associação é muito importante para o agricultor. Pois, os animais fazerem o controle da vegetação herbácea com seu hábito de pastejo, é uma fonte de renda extra e adiciona esterco na propriedade, contribuindo com a adubação.


Para utilizar esterco animal como adubo em sistemas orgânicos a produção animal também deve ser orgânica (sem antibiótico, resíduos químicos ...)  e o esterco deve estar curtido. 


A adubação com esterco animal é uma fonte de nutrientes lenta e duradoura, que melhorará a composição química, física e biológica do solo.


Veja na imagem abaixo o ciclo natural da fertilidade do solo



O esterco curtido pode ser aplicado na lavoura após ser e feita a análise do solo, a avaliação da composição química do esterco e a verificação da exigência da cultura. Veja na tabela a seguir a composição química do esterco de alguns animais domésticos:



 


Em geral, as recomendações de esterco curtido situam-se entre 10 a 50 toneladas por hectare, variando de acordo com a análise e recomendação do solo de cada propriedade.

Veja no vídeo abaixo como transformar esterco em adubo:






Referências :


https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONTAG01_37_711200516717.html


RAIJ, B. van et al. (Ed.). Recomendações de adubação e calagem para o Estado de São Paulo. 2.ed.  Campinas: Instituto Agronômico, 1996. (IAC. Boletim Técnico, 100).


http://www.mobilizadores.org.br/wp-content/uploads/2014/05/prod-org-peq-ruminantes.pdf


https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/758609/4/ct65.pdf

http://www.scielo.br/pdf/rbf/v35n2/33.pdf


https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/528796/agroecologia-e-sistemas-de-producao-organica-para-pequenos-ruminantes


 


Quem somos? 


A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da  inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.  


Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos:


Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.


ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia. 


Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5