ManejeBem

Manual de Coleta de Solo para Análise Química e Física – Parte 2

<<< Acesse a parte 1



Manual de Coleta de Solo para Análise Química e Física – Parte 2


RECOMENDAÇÕES PARA COLETA DE SOLO


MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA A COLETA


Diversas ferramentas poderão ser usadas na amostragem, como por exemplo, pá, boca-de-lobo, arado, enxada (exemplos figura ao lado). Destas ferramentas, as mais utilizadas são o trado de rosca, holandês e pá. 


Além disso, você vai precisar de um ou dois baldes limpos (para colocar e misturar as amostras simples) e um ou dois sacos plásticos (para colocar a amostra composta de cada área que será enviada para laboratório).


CERTIFIQUE-SE que os recipientes não estejam usados ou sujos, como sacos de adubo ou cimento. Não deve ser utilizado embalagem de defensivo ou saquinho de leite para acondicionar as amostras.


MISTURA DAS AMOSTRAS SIMPLES


De cada área, dividida previamente, será retirada uma amostra composta de solo (soma das 20 amostras simples) para cada profundidade (0-20 cm, 20-40 cm).


Para formação desta amostra composta, você deve misturar bem todas as amostras simples coletadas dentro daquela área. Após este processo de mistura, você deve retirar ½ kg(500g) de solo, identificar o saquinho e enviar ao laboratório.



 


RECOMENDAÇÕES PARA COLETA DE SOLO


IDENTIFICAÇÃO DAS AMOSTRAS COMPOSTAS


Identificação das amostras compostas: É muito importante a identificação de cada amostra compostas (Nome do agricultor, a identificação da área que foi coletada, o dia que foi coletado, etc.). Veja as informações que devem ser colocadas em cada amostra composta coletada na figura ao lado:


ÉPOCA DE COLETA


A época de coleta e envio das amostras ao laboratório é variável, mas o ideal para culturas anuais é no início do período de seca e com boa antecedência em relação ao plantio (pelo menos 120 dias).


Nessa época, o solo ainda apresenta certa umidade, o que facilita os procedimentos de amostragem e o agricultor terá tempo suficiente para planejar a compra do calcário e dos adubos. Para culturas perenes em produção, a amostragem deve ser feita preferencialmente logo após a colheita.


Não realizar coleta em solos encharcados ou logo após a ocorrência de chuvas!


 


RECOMENDAÇÕES PARA  COLETA DE SOLO


POR QUE FAZER A ANÁLISE DE SOLO?


As plantas, de modo geral, obtêm os nutrientes que precisam através do solo. Para avaliar as condições do solo a ser cultivado é necessário realizar análises laboratoriais.


- Análise Química: está relacionada com a natureza dos minerais do solo e a disponibilidade de nutrientes presentes. 


- Análise Física (Granulométrica): determinar a textura do solo e a quantidade de água necessária para definir os métodos de irrigação em diversas culturas.


Para melhorar a fertilidade do solo, geralmente se utilizam dois tipos de produtos: calcário para corrigir a acidez do solo e os fertilizantes, ou adubos, para corrigir a falta de nutrientes. 


A decisão do que, quando e quanto aplicar de calcário e fertilizante, somente deve ser feita com base na análise do solo com o auxílio de um agrônomo.



Fontes:


https://www.emater.mg.gov.br/download.do?id=17572


http://www.ceinfo.cnpat.embrapa.br/arquivos/LabSolos/amostragem.html


https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/4047/coleta-de-terra-para-analise-em-laboratorio


http://www.lateixeira.com.br/ensaios.html


 


 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5