ManejeChat

#maranhão - Passo a passo do controle de mandarová da mandioca com baculovírus

Saiba como identificar está praga que causa tantos prejuízos e confira como fazer o controle biológico dela


Para o controle da principal praga da mandioca, que é o mandarová, é importante que seja feita a identificação deste inseto. Veja a seguir as fases de vida dele:



Os ovos podem ter cor amarela, verde, branca ou transparente e são encontrados na parte de cima da folha. Como pode-se ver na figura anterior, a lagarta também pode apresentar cores diferentes (amarela, verde, preta e cinza escuro), é na fase de lagarta que esta praga se alimenta da folha da mandioca.Veja a seguir outras imagens de lagarta do mandarová.



Existe uma virose, de ocorrência natural na lavoura, chamada Baculovirus mandarová. Esta doença faz o controle biológico da praga, ou seja, causa a morte da lagarta. A lagarta que entra em contato com o vírus fica pendurada na planta, veja na figura a seguir:



 


Caso não ocorra a morte da praga por causa do vírus, o agricultor terá que recorrer à pulverização na lavoura com o extrato de lagartas doentes. Veja a seguir como preparar:


•Encontre lagartas doentes pelo vírus. Faça a coleta da praga no momento ideal. Veja na figura abaixo a aparência que a lagarta deve ter:


 



• Após a coleta, as lagartas devem ser lavadas em água corrente. 


•Pegue de 2 a 6 lagartas mortas. Esmague elas com um pouco de água (5 ml).


• Filtre este líquido com auxílio de um tecido, visando obter uma calda sem resíduo do inseto. Veja na figura abaixo. 


• Utilize 2 colheres de sopa desse líquido para pulverizar 1 hectare de área. Você gastará aproximadamente 200 litros de água quando o pulverizador for do tipo costal manual. Espalhe muito bem o produto nas plantas.


• O resto do líquido que não for utilizado deve ser colocado em um saco plástico, amarrado e guardado no congelador da geladeira. Esse extrato tem validade de 5 anos. Assim que surgir infestações pode ser usado.


 



Fontes figuras: 


Figura 1: Fases da vida do mandarová. Foto de: Vanda Pietrowski
Figura 2 : Lagarta do mandarová. Foto de: Franzolin et al, 2007.
Figura 3 : Lagartas infectadas por baculovírus. Foto de: Romulo da S. Carvalho e  Franzolin et al, 2007.
Figura 4 : Lagarta infectada por baculovírus em momento ideal para coleta. Foto de: Vanda Pietrowski.
Figura 5 : Passo a passo para fazer o extrato de baculovírus. Fotos de: Romulo da S. Carvalho 


Fontes : 


CARVALHO, R.S; RINGENBERG, R; PIETROWSKI, V. Controle biológico do mandarová da


mandioca Erinnyis ello. Embrapa Mandioca e Fruticultura BA., 2015. Disponível em < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/134733/1/Cartilha267-24-Mandarova-Romulo-03-12-2015.pdf>;


FAZOLIN, M; ESTRELA, J.V.;CAMPOS FILHO, M.D.;SANTIAGO, A. C.C.; FROTA, F.S. Sete passos para controlar o mandarová-da-mandioca. Embrapa Acre, 2007. Disponível em https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/117351/1/17289.pdf


 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5