Murcha-de-esclerócio - identificação e controle em alface

A Murcha-de-esclerócio pode causar grandes prejuízos nas plantações. Você sabe identificar e evitar o surgimento deste problema na lavoura? Leia este artigo especial no site ManejeBem e saiba como manejar o problema na cultura do alface. Acesse o artigo e conecte-se à Agricultura Sustentável!

 


O Murcha-de-esclerócio, também conhecida como, Murcha-de-Sclerotium, Podridão-do-colo, Mofo cinzento ou Podridão-das-raízes,  é causada por um fungo de solo, o Sclerotium rolfsii. Este fungo ocorre em solos encharcados combinados com altas temperaturas. É um fungo que tem vários hospedeiros e causa grandes prejuízos nas plantações. Solos muito infestados por S. rolfsii podem ficar comprometidos para o cultivo de alcachofra, alface, alho, cebola, batata, cajueiro, cenoura, ervilha, feijão, fumo, gergelim, girassol, mangueira, menta, plantas ornamentais, soja, sorgo, tomate e demais solanáceas.


Em alface, os sintomas aparecem em plantas adultas, as folhas mais velhas apresentam amareladas e murchas. Esses sintomas posteriormente migram para as folhas mais novas também. Próximo às raízes é possível observar a presença de grânulos pequenos (escleródios) de formato redondo, inicialmente de coloração branca e depois adquirem cor preta (esses grânulos assemelha-se as sementes de mostarda). Nesta região, um mofo de aspecto cotonoso (micélio) branco, podridão do caule e raízes, e tombamento em plântulas também são observados. 


E como controlar esse patógeno? Bom, sendo patógeno de solo já sabe-se a dificuldade de controlar então é fortemente aconselhável prevenir a entrada deste na área de cultivo. Veja algumas dicas de manejo:


Manejo da Murcha-de-esclerócio:


- Antes do plantio, escolha local onde o solo tenha boa drenagem, sem acúmulo de água;


- Não plante em área com histórico da doença;


- Em períodos quentes e úmidos, faça espaçamentos mais largos e evite o uso de mulch plástico;


- Em áreas pequenas faça solarização ou tratamento de calor com vapor úmido no solo;


- Utilize sempre mudas e sementes sadias;


- Exige irrigar em excesso;


- Mantenha as plantas adubadas de forma equilibrada;


- Priorize rotação de culturas com gramíneas;


- Microrganismos benéficos como Trichoderma harzianum, Trichoderma viride, Bacillus subtilis além de ajudar no desenvolvimento da planta, podem controlar a murcha de esclerócio;


- Algumas caldas podem ser utilizadas para controle de fungos de solo, como a calda de folhas e calda bordalesa, veja as receitas nos links abaixo.


Manejo cultural da Murcha-de-esclerócio


Controle de fungos de solos pela solarização


Controle Alternativo - Calda de folhas


Controle Alternativo da Podridão de Esclerócio em Alface e Chicória


Ainda tem dúvidas sobre esse ou outro assunto? Entre no fórum da nossa Comunidade ManejeBem e pergunte! Somos uma comunidade de agricultores e técnicos engajados para o crescimento do cultivo sustentável. Cadastre-se e conecte-se à Agricultura Sustentável!


Quem somos? 


A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da  inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.  


Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos: 


Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.


ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia. 


Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.


 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5