ManejeBem - Gisele

Principais doenças do cultivo de cacau e seu controle cultural

Entre e confira quais são as principais doenças que ocorrem no cultivo do cacau e como fazer o controle cultural de cada uma


As doenças fúngicas que mais atingem o cacaueiro no Brasil são a vassoura de bruxa (Moniliophthora perniciosa), a podridão-parda (Phytophthora spp.) e o mal do facão (Ceratocystis cacaofunesta).


A vassoura de bruxa é muito agressiva, podendo atingir 90% da área produtiva, o que leva à redução da produção, inviabilizando a lavoura.


Clique aqui para saber quais são seus sintomas



Sua disseminação ocorre principalmente pelo ar, mas também pela chuva. Portanto quando temos uma sequência de dias chuvosos seguidos por dias secos essa disseminação é maior. A doença pode atingir qualquer fase do ciclo cultura.


O controle cultural desta doença é feito com a remoção da parte da planta que foi atingida pela doença. Para controle biológico pode ser utilizado Trichoderma stromaticum.


A podridão-parda se atingir o cultivo de cacau e não for controlada pode provocar perdas acima de 30%. A infecção pode ser observada em qualquer local e fase de desenvolvimento do fruto.

Confira aqui
quais são seus sintomas.



O controle cultural desta doença é feito com colheitas frequentes, remoção de frutos infectados, eliminação de casqueiros, poda e drenagem do solo, redução de sombreamento.


O mal do facão ou murcha de Ceratocystis é disseminado pelo inseto chamado Xyleborus ssp. (coleobroca) e por ferimentos deixados no ato da poda, desbrota e capina.


Confira aqui seus sintomas.



Para o controle cultural desta doença recomenda-se que tenha-se bastante cuidado nas práticas de poda e colheita para que não cause danos mecânicos, que antes dos tratos culturais seja feita a desinfecção das ferramentas com hipoclorito de sódio a 1%, além do combate aos insetos que causam aberturas no tronco, como as brocas.


Fonte :

https://www.cnabrasil.org.br/assets/arquivos/215-CACAU.pdf


Fotos :


Adriano Brito e Wenderson Araújo.
https://www.cnabrasil.org.br/assets/arquivos/215-CACAU.pdf


Asha Ram apud
http://www.ceplac.gov.br/Agrotropica/avulsos/livrofito.pdf


 Quem somos? 


A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da  inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.  


Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos:


Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.


ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia. 


Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.


 


 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5