ManejeBem

Sustentabilidade na Agricultura

Você sabe como a integração entre social, econômico e ambiental pode desenvolver um sistema de agricultura sustentável?


Sustentabilidade geralmente remete ao meio ambiente, contudo é muito mais amplo. Os princípios se baseiam em questões sociais, econômicas, políticas e ambientais/ecológicas.


A completa sustentabilidade relaciona todas essas questões. Somente criando políticas que integrem a parte social, econômica e ambiental será desenvolvido um sistema de agricultura sustentável.


Reconheça a diversidade da produção familiar para obter um desenvolvimento eficaz e lidar com problemas das unidades produtivas e familiares.


Princípios da Sustentabilidade


Econômica: o transtorno social e impede a sustentabilidade ambiental. Técnicas de produção e modificações na produção causam mudanças estruturais, transformam e combinam de novas formas a produção familiar;


Social: envolvimento feminino, juvenil, comunitário nas tomadas de decisões, lidando com gestões locais. Políticas locais e a ação de cooperativas influenciam fortemente em questões sociais;


Ambiental: desmatamentos, uso intensivo de água, esgotamento de solo e altas emissões de gases do efeito estufa. Relacionada com a distribuição territorial e comunitária;


Política: orienta, harmoniza e equilibra o desenvolvimento e conservação da biodiversidade e da sociedade.


Programas Sustentáveis


Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) possibilitam a comercialização de produtos da agricultura familiar e a destinação destes, à população escolar, em situação de insegurança alimentar e à criação de estoque de alimentos. A lei 11.947/09 obriga administrações municipais a comprar pelo menos 30% de produtos da agricultura familiar.


Isto significa que o governo federal estabeleceu um preço mínimo de compra para produtos da agricultura familiar de forma que estes levassem em conta a escala e os custos de produção, propiciando competitividade para a agricultura familiar.



4 Pilares do Desenvolvimento Sustentável


- Produtividade: produção de produtos, por unidade de insumo;


- Estabilidade: manutenção/aumento da produtividade durante perturbações/distúrbios;


- Equidade: divisão da produtividade entre os envolvidos no sistema produtivo;


- Sustentabilidade: é determinado pelo equilíbrio e a manutenção dos outros 3 fatores.


Busque e crie tecnologias de produção, que aumentem a equidade e sustentabilidade, sem reduzir a produtividade. A sustentabilidade depende do meio de produção, por exemplo: o uso de dejetos é considerado sustentável, mas o uso excessivo contamina o lençol freático. A agricultura orgânica também é considerada sustentável, mas deixa de ser quando é um monocultivo orgânico.


Órgãos, Instituições e Entidades


A agricultura familiar é ótima para a sustentabilidade por incorporar estratégias de equilíbrio entre os fatores econômicos, sociais e ambientais, apoiada por instituições e legislações. A propriedade familiar é definida como uma unidade de produção e consumo, e isso valoriza a diversidade, os policultivos, distribuídos de forma equilibrada no espaço e no tempo.


Modelos de Sustentabilidade


A agricultura deve se integrar com a natureza, possuir gestão da propriedade, relações biológicas (praga e predador) e utilizar os processos naturais (fixação de nitrogênio por adubação verde).


Existem diversos modelos e práticas alternativos ou sustentáveis: agricultura ecológica, biodinâmica, natural, regenerativa, orgânica, agroecologia, pluriatividade, associativismo/cooperativismo.


As práticas focam na redução do uso de insumos externos, como: compostagem, adubação verde, fertilização mineral, cultivo mínimo, sistema de plantio direto, rotação de culturas, consorciação de culturas/espécies animais/policultivo, controle integrado de pragas, controle biológico e caldas naturais.


A sustentabilidade completa (social, econômica, ambiental e política) é dinâmica, ao contrário do modelo atual e estático. A conservação ambiental e melhores padrões de vida devem ser abordados em longo prazo, resultando no desenvolvimento sustentável.


Implementação


As práticas citadas necessitam de trabalho, instrução, experiência, atores locais e acompanhamento. 


Envolva instituições (associações, sindicatos, cooperativas, instituições religiosas, pesquisadores, ativistas políticos e ambientalistas), mude o foco para as necessidades familiares e use-as como pilares para o desenvolvimento, evolua de um tipo de sustentabilidade para outro.


Viabilidade


Baseie-se na realidade da agricultura local, na capacidade e experiência dos atores e no ambiente e espaço em que vivem. No momento em que estes se considerarem como agentes da mudança, haverá desenvolvimento sustentável, pois estarão capacitados e compreendendo gestão, limites, potenciais, características fundamentais para explorar o contexto local.


Deve-se entender e trabalhar a realidade dos produtores. Conservar e aumentar a qualidade de vida dos agricultores é resultado da sustentabilidade de comunidades locais.


Melhorias são: acesso à saúde, educação, lazer, informação, meios de transporte, disponibilidade de energia, economia local e dinâmica. Tecnologias: preparo do solo, uso de adubos e corretivos, irrigação, mecanização, tratos culturais, seleção de sementes, colheitas, agregação de valor aos produtos, orientados em obter econômicos positivos que se tornarão em resultados sociais sustentáveis.


* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5