Praga - Bicho da maçã - Cydia pomonella
Os ovos são depositados pelo inseto atulto nas folhas ou frutos. As larvas procuram um lugar por onde entrar no fruto. Elas penetram, provocam danos na polpa e ficam junto às sementes.
Continuar lendo...
Estes insetos ficam na parte de trás das folhas, sendo que o local de ataque apresenta coloração esbranquiçada. Porém, com o passar do tempo, as áreas afetadas ficam secas e negras. O ataque da praa enfraquece as plantas, favorecendo ao ataque de doenças.
Continuar lendo...
São insetos sugadores de seiva, causam o enrolando as folhas e a deformação dos brotos. Se a infestação for intensa, provocam o secamento dos ramos. O psilídeo Diaphorina citri é o inseto vetor das bactérias que causam o grenning (Huanglongbing/HLB). Além disso, a presença da praga favoresce o crescimento da fumagina.
Continuar lendo...
A larva se alimenta das raízes, provocando sintomas de deficiencia nutricional e redução da sustentação das plantas. O ataque provoca o acamamento das plantas em situações de ventos e chuvas fortes. Os adultos alimentam-se das folhas e podem transmitir viroses.
Continuar lendo...
As lagartas, recém-eclodidas, alimentam-se inicialmente na região estilar e, em seguida, penetram no fruto. Formam galerias na polpa, provocando o seu apodrecimento, inutilizando o produto comercialmente. Pode causar a queda das plantas pela destruição do cilindro central dos rizomas. O ataque desta praga favorece o desenvolvimento de infecções secundárias relacionadas ao secamento do cacho. Os prejuízos são mais acentuados se os frutos forem destinados à exportação, pois os paízes importadores rejeitam a mercadoria atacada visto que se trata de uma praga quarentenária.
Continuar lendo...