Olá! Queremos saber mais sobre você! Complete seu cadastro :)
Adultos e ninfas se alimentam das parte aérea das plantas, sugando a seiva das folhas e grãos leitosos. Os danos maiores são observados quano essa praga ocorre nas panículas. Causa chochamento e gessamento dos grãos, que se quebram facilmente ao serem beneficiados.
Extraem grande quantidade de seiva deixando as plantas debilitadas. Em ataques severos pode provocar a morte da planta. Favorecem o desenvolvimento de fumagina, o que dificulta a respiração e a fotossíntese das plantas. Frutos com pouca qualidade e dificilmente comercializáveis.
Adultos e larvas atacam os grãos, farinhas e farelos (armazenados ou já embalados). É uma praga secundária, que penetra em grãos danificados ou defeituosos e se alimenta principalmente na região do embrião. Em grãos inteiros, provocam riscos ou cicatrizes.
As larvas alimentam-se nas raízes (pêlos radiculares e raízes laterais). As raízes podem ficar atrofiadas e apresentar dificuldade em absorver água e nutrientes. As raízes ficam propensas a infecções fúngicas. A planta perde vigor e pode morrer em períodos de seca. Os adultos alimentam-se das folhas, brotos e flores. Nas folhas deixam as bordas serrilhadas com aparência áspera. Em ataques severos, sobra apenas a nervura central da folha.
A fêmea coloca seus ovos nas folhas, ramos, flores e frutos. As larvas atacam várias partes do vegetal, porém têm predileção pelos frutos, formando galerias e causando danos significativos.
São insetos sugadores de seiva, causam o enrolando as folhas e a deformação dos brotos. Se a infestação for intensa, provocam o secamento dos ramos. O psilídeo Diaphorina citri é o inseto vetor das bactérias que causam o grenning (Huanglongbing/HLB). Além disso, a presença da praga favoresce o crescimento da fumagina.
Este inseto raspa as folhas e prejudicam o desenvolvimento da planta. Quando as folhas ficam mais velhas, os sintomas do ataque da doença ficam semelhantes aos apresentados pela escaldadura da folha.
O inseto provoca perfurações das vagens e coloca seus ovos no interior das mesmas. As larvas chegam a destruir completamente as sementes.
Suga a seiva e afetam o desenvolvimento da planta. Devido à liberação de uma substância açucarada, favorece o desenvolvimento da fumagina.
Extraem uma grande quantidade de seiva, provocando o definhamento das plantas, que podem chegar à morte.