Agricultura em latim significa campo e cultivo, ou seja cultivo do campo, sendo a chave no desenvolvimento e ascensão da civilização sedentária, tornando humanos coletores e caçadores em produtores. Considerando de forma mais abrangente e atualizando o conceito, pode-se dizer que é a cultura de como se relacionar com a natureza.
Assim como outros animais, como formigas, abelhas, cupins, produzimos substâncias que sustentam a vida, incluindo comida (grãos, vegetais, frutas, óleos, carnes, laticínios, fungos e ovos), fibras, combustíveis e matérias-primas (como o látex).
A agricultura regenerativa surge como a proposta de "cuide do solo e ele cuidará de você". Quer entender como funciona? Clica aqui!Continuar lendo... Cancelar Salvar
A Agricultura Familiar representa 77% dos estabelecimentos rurais do país, sendo o maior responsável pela produção dos alimentos consumidos pelos brasileiros.
A maioria das pessoas que sofrem de fome no mundo vive em áreas rurais de países em desenvolvimento, especialmente na África Subsaariana e no Sudeste Asiático. São agricultores familiares de subsistência, incluindo camponeses, pastores, pescadores de pequena escala, silvicultores, extrativistas, etc. São em torno de 500 milhões de propriedades no mundo inteiro, responsáveis por 50% a 80% do comércio in natura de alimentos.
A agricultura familiar é composta de uma grande diversidade de combinações de uso e distribuição dos recursos: terra, trabalho e capital. Isso acontece em escala nacional, estadual, microrregional, municipal e inclusive nas comunidades rurais.
Quer entender mais sobre sustentabilidade? Clica aqui!
Continuar lendo... Cancelar Salvar
A ManejeBem surgiu da visão das 3 sócias cofundadoras ao trabalharem nos seus mestrados e doutorados com alternativas sustentáveis para problemas fitossanitários de culturas agrícolas. Em 2016 começaram a Fitocon - Consultoria Fitossanitária, que obteve ótimos resultados com assistência técnica remota.
Ao mudarem a abordagem de pesquisa científica para aplicação a campo, concebeu-se a startup ManejeBem em 2018, com intuito de disseminar conhecimento que fomenta e estimula a cadeia produtiva por meio de plataformas digitais. Essa atuação auxilia e desenvolve atividades agrícolas envolvendo os produtores e sua comunidade. Quer saber mais? Clica Aqui!Continuar lendo... Cancelar Salvar
O trigo é o segundo alimento mais consumido no mundo, está presente no dia a dia de muitas pessoas, desde a sua primeira refeição.
Chegou no Brasil em 1534 e seu cultivo foi feito inicialmente em São Paulo, atualmente é no sul que se encontra a maior parte da produção do mesmo. Apesar deste ano ter aumentado a área plantada a produção ainda não supre a demanda nacional, representando somente 52%, o restante é importado principalmente da Argentina.
Para estimular o cultivo e homenagear está cultura preparamos um E-book com informações sobre o seu sistema produtivo .
10 de Novembro- Dia do trigoContinuar lendo... Cancelar Salvar
O trigo é o segundo alimento mais consumido no mundo, está presente no dia a dia de muitas pessoas, desde a sua primeira refeição. Chegou no Brasil em 1534 e seu cultivo foi feito inicialmente em São Paulo, atualmente é no sul que se encontra a maior parte da produção do mesmo.
Apesar deste ano ter aumentado a área plantada a produção ainda não supre a demanda nacional, representando somente 52%, o restante é importado principalmente da Argentina.
Para estimular o cultivo e lhe informar sobre como ele é feito preparamos informações sobre o sistema produtivo dele, continue lendo para acessar !Continuar lendo... Cancelar Salvar
Saiba mais sobre defensivos alternativos. O que são são estes produtos preparados a partir de substâncias não maléficas à saúde humana e ao meio ambiente e que são tão importantes para o manejo orgânico de hortas e lavouras. Conheça 5 principais características dos defensivos alternativos.Continuar lendo... Cancelar Salvar
Dentre os princípios da agricultura orgânica, o reconhecimento do solo como um organismo vivo e a a atenção que é requerida para a saúde deste, é de suma importância. Então será que é possível fazer cultivo orgânico fora deste organismo tão essencial? Continuar lendo... Cancelar Salvar
As agroflorestas são consórcios de culturas agrícolas com espécies florestais.
O cultivo dela pode ser feito para restauração ambiental ou para produzir alimentos e madeira de forma sustentável e com rentabilidade financeira, em alguns casos é até mais rentável que cultivo de soja.
É uma alternativa de cultivo para evitar o desmatamento, que em muitos casos ocorre para abrir novas áreas para pecuária, monocultivo e extração de madeira. Esse ano por exemplo estamos sofrendo muito com os casos de queimadas que ocorrem principalmente por ação humana.
Seja para recuperar as áreas já desmatadas ou para iniciar essa forma de cultivo, aqui você encontrará uma cartilha da OCT com informações para fazer o cultivo agroflorestal. Saberá também sobre um trabalho que estamos iniciando com esta organização e que atenderá agricultores familiares que fazem o cultivo em sistemas agroflorestais e também lhe informaremos sobre o cenário atual do desmatamento no Brasil.Continuar lendo... Cancelar Salvar
Conhecida como fruta, mas na verdade sendo uma hortaliça, a melancia (Citrillus lanatus) e sua cultura envolvem diversos setores de serviços, transporte, produção e comercialização de máquinas e equipamentos, insumos, ou seja, uma intensa geração de empregos, tornando-a uma cultura de relevante importância socioeconômica.
O Brasil destaca-se como um dos principais produtores mundiais, junto de países como a China, Turquia, Irã e EUA. As regiões Nordeste e Sul destacam-se na produção nacional.
O manejo adequado, técnicas de irrigação eficientes, fórmulas nutricionais adequadas, material genético adaptado ao clima tropical e o manejo de doenças e pragas são fatores que propiciam alta produtividade. Quer saber mais sobre a cultura da melancia? Clica aqui!Continuar lendo... Cancelar Salvar